Canal de notícias

O ar condicionado consome mais combustível?

Viajar Brasil afora é um dos prazeres dos caminhoneiros, conhecer novos lugares fazendo o que se ama, transportar. No entanto, o clima é instável em algumas regiões, e sabemos que o calor pode ser cruel em determinados estados e a solução para não sofrer com o clima é ligar o ar condicionado, porém muitos profissionais do transporte tem dúvidas sobre o funcionamento do mesmo e até que ponto ele consome ou não mais combustível. 

Desde já queremos esclarecer que o ar condicionado gasta sim mais combustível, tirando o motor, ele gasta em média de 10% do combustível e por mais impressionante que seja, essa média de porcentagem é a mesma para qualquer tipo de combustível. 

De forma mais clara e rápida, o ar condicionado consome mais combustível porque ele tem um compressor ligado por uma correia no motor. Também tem o condensador que é responsável por condensar o ar quente em ar frio com o auxílio das ventoinhas. 

Resumidamente o ar gasta combustível porque os componentes dele estão ligados no motor e isso faz com que o combustível seja utilizado para ambos os casos. E é por esse mesmo motivo que quando o mesmo está ligado o veículo perde sua força. 

Quanto maior o calor lá fora, maior o gasto de combustível, visto que o veículo terá que trabalhar mais para resfriar o ar. 

Quer economizar o combustível? Temos algumas dicas que podem ajudar… 

*Ligue somente se o calor estiver insuportável para você. 
*Dependendo da temperatura externa, escolha ligar somente a ventilação. 
*Faça manutenções sempre que possível. 
*Conduza o veículo de forma tranquila, pisar mais no acelerador, irá gastar mais. 
*Ligue o ar em velocidade menores por um período mais longo, do que velocidade maiores e um período curto. 

Agora que já esclarecemos esse assunto, pegue a estrada com confiança. 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.