Canal de notícias

Gasolina comum X Gasolina aditivada: qual é a diferença?

A Transac é uma empresa que tem o objetivo de oferecer as melhores soluções no setor de logística, além de ser especializada no transporte de combustíveis, onde atua na coleta, entrega e transferência completa entre bases de distribuição e usinas com atendimento completo nas regiões SUL, SUDESTE e CENTRO-OESTE. 

Pelo fato de ser uma empresa que transporta combustível, muitas dúvidas surgem principalmente quando o tema é sobre Gasolina, afinal por que ter dois tipos de gasolina? Tem diferença entre elas? Uma é melhor que a outra? Quando utilizar uma das duas? São tantos questionamentos que as vezes muitos consumidores ou até mesmo pessoas que pretendem se profissionalizar na área acabam tendo, porém não acham respostas simples e objetivas, por isso a Transac além da entrega de combustível o foco aqui e hoje é entregar a resposta de cada questionamento mais comum, além de ampliar o conhecimento de todos sobre esses dois combustíveis importantes dos quais hoje em dia todos fazem uso.
 
Antes de irmos direto para as perguntas mais frequentes é importante saber que no Brasil inteiro a Gasolina distribuída tem exatamente 27% de etanol anidro em sua composição. 

GASOLINA COMUM X GASOLINA ADITIVADA: QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA? 
A gasolina aditivada nada mais é do que gasolina comum com adição de detergentes e dispersantes que tem como objetivo manter limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos, injetores e válvulas de admissão. 
Por outro lado, a gasolina comum ela não possui essas adições de detergente o que muitas vezes acabam prejudicando o veículo, pois seus resíduos são depositados no motor e assim comprometem o funcionamento perfeito do veículo. 

QUAL DEVO ESCOLHER? 
Depois de conhecerem a principal diferença o próximo questionamento é qual dos dois devemos escolher? Essa resposta é variável porque segundo a ANAP (AGENCIA NACIONAL DO PETRÓLEO) é recomendado que em grandes cidades onde o fluxo de carros e intenso e a espera no trânsito é grande a melhor opção é a GASOLINA ADITIVADA, mas para você que irá viajar por longas distâncias é recomendado a GASOLINA COMUM. 
É importante lembrar que na hora da escolha a pessoa também deverá levar em consideração a potência do carro e a projeção do motor para evitar problemas futuros. 

CARRO DE ALTA PERFORMANCE: PODE RECEBER GASOLINA COMUM? 
A verdade é que sim, mas carros alta octanagem se abastecidos com gasolina comum, a potência do motor não será a mesma. 

ALÉM DA COMUM E ADITIVADA EXISTE TAMBÉM A PREMIUM? 
Sim, além da gasolina comum e aditivada há também a gasolina premium que foi desenvolvida pela BR e tem esse nome por trazer diversos benefícios ao motor por seu baixo nível de depósito, menos impacto ambiental, maior desempenho e baixa emissão de poluentes. Esse tipo de gasolina e seus benefícios somente é percebido claramente por veículos de alta octanagem. 

É POSSÍVEL EXPERIMENTAR GASOLINA ADITIVADA QUANDO O CARRO É ACOSTUMADO COM A COMUM? 
Essa é uma das outras perguntas que a resposta é positiva, sim! Mas é importante saber que caso queira experimentar a gasolina aditivada é recomendado que no início seja feita uma mistura dos dois tipos, pois ao inserir somente gasolina aditivada em um veículo que está acostumado com a gasolina comum, poderá sofrer entupimentos e mau funcionamento. Caso queira a partir de hoje em diante colocar 100% de gasolina aditivada nossa dica é: inicie inserindo 10% de gasolina aditivada na primeira vez, na segunda mude para 20% e assim por diante até chegar aos 100%. 

VEÍCULOS FLEX PODEM RECEBER A MISTURA DE GASOLINA X ÁLCOOL? 
A tecnologia dos veículos flex permitem essa mistura de gasolina e álcool sem acarretar nenhum problema. 

MISTURA DE GASOLINA COMUM E ADITIVADA: VAI DAR RUIM? 
Essa mistura não vai dar ruim, mas é importante saber que ao misturar e dependendo da quantidade de aditivada colocada sua ação detergente pode perder a eficácia. 

Caso ainda tenha dúvida, seja prudente e cheque o manual do veículo para maiores informações. 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.