Canal de notícias

UM PANORAMA DO SETOR DE TRANSPORTES NO BRASIL

O setor de transportes no Brasil vem registrando um crescimento significativo, especialmente a partir do ano passado. O setor de serviços, responsável por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, perdeu fôlego em 2013 mas ainda assim fechou o ano com crescimento. A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o setor que mais impulsionou esse crescimento foi o de transportes e serviços auxiliares e Correios, com alta de 10,8% no ano passado.
Também de acordo com o IBGE, o setor de transportes detém a participação de 4,42% no PIB total nacional (dados de 2012). É possível relacionar o crescimento do setor ao aumento da safra de grãos, que vem crescendo desde 2009 e no ano passado registrou a notória marca de 183 milhões de toneladas.
O pedágio cobrado dos veículos pesados registra queda desde 2011, segundo a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR). Entretanto, o preço do óleo diesel está em alta desde o mesmo ano, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Carreteiro, esperamos ter te ajudado a entender o panorama do setor de transportes no Brasil, que só existe e está em crescimento graças ao seu trabalho!
Fontes: IBGE e Guia do Transpotador.
Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.