Canal de notícias

Dicas para conduzir seu caminhão na direção defensiva.

Direção defensiva é dirigir de um jeito seguro que evite acidentes, não se importando se os outros se comportam ou não da mesma forma. A filosofia da direção defensiva é: não importa se o outro condutor está errado ou se está sendo egoísta, o que importa é que você evite, a todo custo, um acidente ou uma situação perigosa. Para que isso aconteça, é preciso mudar e adaptar o jeito de conduzir seu caminhão. Para isso é fundamental conhecer os pontos fracos do seu veículo. Praticar a direção defensiva garante a sua segurança e a de todos que circulam pelas estradas e rodovias brasileiras.

Para muitos estradeiros não existe sentimento melhor do que entrar no seu caminhão, ver as rotas que precisa seguir e dirigir por todas as estradas brasileiras. Porém, para ter uma viagem segura, o motorista precisa saber conduzir o bruto da melhor forma possível. Para quem tem anos de estrada, dirigir é um ato automático. Mas, não custa nada se lembrar da direção defensiva. Com ela o motorista consegue identificar se tem alguma coisa errada com o caminhão e até prevenir acidentes.

Para aqueles que estão começando ou mesmo para os motoristas antigos que querem aprimorar seus conhecimentos, segue algumas dicas sobre direção defensiva.

- Quem vive na estrada sabe que um motorista prevenido vale por dois. E, por isso, evitar problemas na estrada é fundamental. Por isso, antes de colocar o pé na estrada, todos os motoristas precisam levar o bruto para revisão. Cheque todos os níveis do caminhão, desde o nível do óleo até a carga que você está levando.

- O planejamento também é fundamental para quem vai pegar a estrada. Saber onde é a melhor parada para descansar ou até aquele posto que tenha o combustível mais em conta é fundamental para o estradeiro.

- Conhecer e seguir as regras de trânsito também é muito importante para o motorista.

- Evite ultrapassagens perigosas. Todo bom motorista sabe a hora certa e tem consciência de seus atos.

- Manter os olhos na estrada também previne acidentes. Seja focado e não se distraia com celulares ou aparelhos eletrônicos. Um bom motorista também deve saber a hora de parar para descansar.

- Mantenha a velocidade permitida pela via. Não tenha pressa.

- Tenha o máximo controle dos entornos do caminhão. Veja e domine tudo ao seu redor e lembre-se que há de tudo nas estradas, desde caronistas inocentes até quadrilhas que usam Mulheres como iscas para atrai-lo. Desconfie de qualquer situação favorável demais, não existe almoço grátis.
Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.