Canal de notícias

Você sabe como é produzido o Etanol?

Os dois principais combustíveis utilizados no Brasil em automóveis são a Gasolina e o Etanol mais conhecido com Álcool, ele é uma substância química que é renovável e grande parte das vezes é extraído de cereais e vegetais tais como: cana-de-açúcar e milho. 

Nosso país (Brasil) é considerado o maior produtor de Etanol do mundo com uma porcentagem de 36% de toda a fabricação mundial. Essa porcentagem deve-se ao fato de que as fontes de extração como a cana-de-açúcar são mais rentáveis e fáceis. Mas para título de informação o Etanol não é uma substância pura que é encontrada com facilidade na natureza, e por isso sua extração é feita das moléculas de açucares vegetais. 

Este processo de extração é chamado de fermentação que consiste em partir ou quebrar as moléculas de açúcar e transformando-a em moléculas de etanol e em duas moléculas de gás carbônico. Este processo aparentemente simples requer várias etapas até chegar aos caminhões da Transac e ir para o seu destino seja em postos ou refinarias. 

Você sabia que o processo de fabricação é feito através de 7 etapas? 
Quem iria imaginar que o Etanol levaria vários processos para se tornar e atingir seu objetivo não é mesmo? Mas veja a seguir quais são essas 7 etapas e sua importância. 

1- LAVAGEM
O processo de lavagem é o primeiro passo para dar inicio ao famoso etanol, neste processo é realizado a lavagem onde seu objetivo é retirar todas as impurezas da cana, sendo as mais comuns poeira, areia e até mesmo materiais metálicos. 

2- MOAGEM
A moagem é o processo pelo qual a cana será moída, após a moagem é produzido um liquido denominado de melado. 

3- ELIMINAÇÃO DE IMPUREZAS 
Na terceira etapa o melado produzido anteriormente passará por uma peneira para eliminar todo e qualquer resíduo que houver como restos de bagaço. Após a peneiração é encaminhado a um tanque para então decantar, e então o melado passa a ser consistente e um novo nome é dado: caldo clarificado, e para finalizar este processo o caldo é aquecido com o fim de eliminar micro-organismos. 

4- FERMENTAÇÃO
Após as três primeiras etapas o caldo estará 100% puro e é encaminhado para tanques onde é feito a mistura de fermento com leveduras. E o resultado da fermentação é a produção de vinho fermentado que possui levedura, açúcar não fermentado e apenas 10% de etanol. 

5- DESTILAÇÃO
Todo etanol encontrado no vinho fermentado é separado, e é posto em colunas de destilação e aquecido em altas temperaturas até passar para o processo de evaporação, e em seguida condensação onde o etanol é completamente separado do vinho dando origem ao etanol de grau 96%. 

6- DESIDRATAÇÃO 
A desidratação é o processo que é feito a retida de água, após esse processo o etanol 96% passa a ter 99,5% utilizado ao ser misturado com gasolina.
 
7- ARMAZENAMENTO
Último passo do processo de fabricação é o armazenamento do etanol em tanques que serão encaminhados aos caminhões que faram o processo de transporte até as bases, distribuidoras, postos de gasolina e refinarias.

A Transac está sempre levando os melhores combustíveis para todos os locais seja em bases, distribuidores, refinarias e postos de gasolinas. Nossa missão é transportar todos os tipos de combustível com segurança e a qualidade que todos buscam e esperam, além de oferecermos serviços que atendam integralmente os requisitos negociados com os clientes através do melhor serviço em transporte rodoviário líquido de produtos perigosos, contribuindo para o desenvolvimento do país. Aprimoramos o serviço sério e transparente prestado para manter a credibilidade e confiança que são depositados pelos clientes do setor de transportes rodoviários.

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.