Canal de notícias

Verão 2021 - Dirija com cuidado neste período chuvoso!

A Transac tem uma preocupação muito grande quando o assunto é pegar a estrada, além de sempre orientar sua equipe de motoristas para os dias chuvosos, hoje preparamos 10 dicas super interessantes para você que vai viajar depois das festas. Então preste bem atenção! 

Dirigir em dias chuvosos é sempre um desafio seja para aqueles que tem uma bagagem de experiência ou até mesmo para aqueles que estão iniciando agora, mas antes de se desesperar com um temporal, leia esta matéria completa para ficar preparado, afinal nunca sabemos quando o tempo irá virar, não é mesmo?
 
 Vamos as dicas? 
1º Mantenha a distância do veiculado a sua frente 
Já é recomendado manter a distancia no dia a dia, e em dias chuvosos essa recomendação deve ser redobrada, pois com a pista molhada é fácil ter algumas colisões, principalmente em freadas bruscas. Uma dica é manter uma distância de 10 metros do carro a sua frente. 

2º Cuidado com aquaplanagem 
Quando o carro passa em cima de uma lâmina d’água perde diretamente o contato com o asfalto e acaba derrapando, quando isso acontece damos o nome de aquaplanagem. Para evitar esse problema é preciso sempre ter pneus e freios em dia. Ao se deparar com um caso de aquaplanagem mantenha a calma, segure o volante e tire o pé do acelerador, não pise nos freios e nem tente mudar a direção. 

3º STOP 
Pare o carro caso a chuva esteja muito forte, não é seguro seguir sem visibilidade. Neste momento o mais indicado é parar no acostamento com o pisca- alerta ligado ou em um local seguro e aguardar a tempestade passar. 

4º Farol baixo 
Você sabia que usar farol baixo já é lei? De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito é obrigatório o uso de farol baixo nas estradas em dias de chuva ou neblina, pois usar farol baixo ajuda na visibilização dos demais carros e outra informação importante nada de farol alto em tempos chuvosos isso prejudica a visão dos outros motoristas. 

5º Para-brisas ok! 
Viajar sem para-brisas é um erro, sempre confirme se o seu funcionamento está ok! Este item também é obrigatório e caso não esteja funcionando é considerado uma infração grave, segundo o Código Brasileiro de Trânsito. 

6º Linhas e Tachões no solo 
As vezes a chuva acaba prejudicando a visibilidade, então para não perder a noção do espaço guie-se pelas linhas e tachões no chão, pois como são refletivos você conseguirá seguir sem maiores problemas. 

7º Desembaçadores 
Ligue o ar-condicionado ou o sistema de ventilação para o ar circular, caso seu carro não tenha nenhum dos dois abra um pouco a janela. 

8º Não ultrapasse! 
A pressa nunca foi amiga de ninguém e na estrada muito menos, qualquer manobra se torna arriscada quando está chovendo. Por isso não ultrapasse e caso seja necessário fazer, sempre observe bem. 

9º Ruas e avenidas alagadas 
Sim, independente do lugar que vamos sempre haverá uma rua ou avenida que alaga e isso é fato! Nunca se arrisque ao tentar dirigir por uma via alagada, afinal você nunca sabe qual é a profundidade, e o que tem a frente. 

10º Duas mãos no volante
Para esse período de chuvas, sempre dirija com as duas mãos no volante e nada de prestar mais atenção no celular do que no trânsito. 
Para os períodos chuvosos sempre tenha atenção e calma, afinal um erro qualquer pode colocar sua vida e de demais pessoas em risco e isso pode ser fatal! 

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.