Canal de notícias

Conscientização sobre a saúde e bem-estar na vida dos caminhoneiros.

Segundo levantamento feito para mapear o retrato da saúde dos caminhoneiros pela - Repom. Os dados revelam hábitos e rotinas da categoria, um dado alarmante apontamento é que 78% dos motoristas vão ao médico apenas ao sentir dores ou passar mal, 17% que respondeu fazer exames de rotina periodicamente.

Foram entrevistados 500 caminhoneiros de Norte a Sul do País, que foram questionados sobre seus hábitos de saúde, como frequência na realização de exames, consultas médicas e problemas de saúde mais comuns. “A pesquisa destaca a relevância de investidas para um comportamento preventivo entre os motoristas, e os números mostram a falta de regularidade à consultas e exames, mas também revelam o desejo de adotar hábitos mais saudáveis em suas rotinas”, comenta a Diretora de Benefícios aos Caminhoneiros da Divisão de Frota e Soluções de Mercado Rodoviário da Edenred Brasil, Andrea Beatrix.
Um dos destaques do estudo, dentre as respostas dos entrevistados envolve a falta de tempo com a sobrecarga do trabalho, dificuldade de acesso à assistência médica e a falta de informação sobre a prevenção de problemas de saúde. 

Quando questionados sobre a periodicidade, 61% afirmaram ter realizado algum tipo de exame médico há pelo menos um ano; 5% nunca fez; 11% realizaram um exame há dois anos e outros 5% e 17% há pelo menos três anos ou mais, respectivamente.

Entre os principais problemas de saúde apontados, 16,7% revelam que são hipertensos, 15,1% relatam problemas renais e 14%, problemas ortopédicos, como coluna, pernas, joelhos, braços e ombros. Outros 13,5% também são diabéticos.

A adoção de hábitos mais saudáveis também é apontada como uma preocupação dos caminhoneiros.
 “Todos os dias nos relacionamos com um universo de mais de 2 milhões motoristas, muitos deles em visita aos nossos Clubes da Estrada, e as ações de cuidado e bem-estar oferecidas a esse público é um importante pilar de nossas práticas. Esse levantamento vem para trazer um retrato da saúde dos motoristas de todo o Brasil, e é uma referência para o mercado rodoviário, bem como para nossas iniciativas”, finaliza Beatrix.

O perfil dos entrevistados é com idade média de 43 anos; 38% atuam como autônomos e 62% são funcionários particulares. O levantamento foi encomendado pela Repom à consultoria Hara Pesquisas, responsável pelas entrevistas com os motoristas, realizadas entre fevereiro e março de 2019 nas principais rotas brasileiras.

Fonte: https://blogdocaminhoneiro.com/

Voltar

Encontre sua notícia


Acompanhe nossas notícias

Seja um agregado

Estamos cadastrando.

Selo Selo

© 2024. TRANSAC. Todos os Direitos Reservados. | Desenvolvido por: Cliecom Marketing Digital.